quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

E começa 2012

Acabaram as férias, finalmente o esporte bretão retomou suas atividades e os clubes mostraram suas novidades. Infelizmente os jogos oficiais ainda não voltaram à cena, uma pena, afinal ando sentindo falta de acompanhar uma peleja na televisão.

Dentro de 10 dias os principais campeonatos regionais entram em ação e a saudade da bola será desfeita. Mas, por enquanto o que temos são as novidades das principais equipes do país. Em geral os times não se reforçaram como em anos anteriores, muitos mantiveram suas bases e prometem um 2012 não muito diferente do ano anterior. Vamos ao que chamou mais a atenção:

Os times do sul o que fizeram contratações interessantes, tanto Grêmio quanto o Internacional se reforçaram bem. O destaque vai para a nova dupla titular tricolor composta por Kléber e Marcelo Moreno, porém não há reservas a altura dos prováveis titulares. No Inter acho que a melhor contratação foi do lateral Douglas, ex-Goiás, que promete dar uma cara nova a lateral colorada.

Na região Sudeste, podemos destacar o pacotão apresentado pelo São Paulo, do qual o único jogador que acredito seja destaque é o volante Fabrício que pode dar uma cara nova ao sistema defensivo tricolor.

Já o rival Palmeiras começa 2012 do mesmo jeito que terminou o ano passado. Um time muito aquém das tradições do clube e com reforços que, a principio, não trazem esperanças de dias melhores. O lateral Juninho é bom, mas deve oscilar um pouco neste inicio e se a torcida não tiver paciência pode queimar um bom valor.

Tanto Corinthians e Santos mantiveram suas equipes e tendem a fazer um bom papel neste ano. O Corinthians que já tinha um elenco equilibrado trouxe jogadores para compor o banco de reservas e acho que nenhum deles deve ter nenhum destaque. Para a equipe praiana falta só adquirir dos laterais para deixar o time equilibrado para as competições que disputar, já que apostar em Léo e Pará não é garantia de sucesso.

Os times de Minas Gerais, Atlético e Cruzeiro, não tiveram muitas novidades até agora e pelo jeito vão continuar com suas equipes fracas e brigando mesmo só pelo título do Campeonato Estadual. Não vejo os mineiros com times em condições de brigarem por coisa melhor durante este ano.

No Rio de Janeiro o Flamengo continua com suas intermináveis novelas, Thiago Neves e Vagner Love, e pelo jeito corre o risco de não contar com nenhum deles no time. O time carioca que mais promete para esse ano é o Fluminense que escorado pela Unimed fez ótimas contratações, já Vasco e Botafogo aparecem como 2º e 3º forças respectivamente e talvez consigam brigar por títulos em 2012. O rubro negro tem tudo para ser a decepção do ano, pois dos quarto times do Rio é o que tem o pior time e elenco, além de contar com suas crises.

Menção honrosa:

Acho que vale menção honrosa dois assuntos que mexeram com a mídia nos últimos dias. O primeiro é a eleição do golaço do Neymar como o melhor do ano pela FIFA. Não pelo gol em si, que foi genial, mas pelo fato de ser a primeira vez, acredito eu, que um jogador sul americano ganhou algum prêmio na Europa sem estar atuando lá. Parabéns, achei ótimo o feito do menino da vila.

O outro fato é a aposentadoria do goleiro Marcos. Marcão é um desses personagens que deveria ser proibido para de jogar futebol. Com seu jeito boleiro, o goleiro conquistou a admiração de todos os torcedores brasileiros independentes do time que torcem, aliás, ele é um dos últimos representantes do futebol boleiro. Hoje existem muitos atletas e poucos jogadores de futebol de verdade. Esse personagem vai deixar saudades, bem que ele podia ser contratado só pra dar entrevista depois dos jogos, ia ser divertido pelo menos.