quarta-feira, 20 de maio de 2009

Em boas mãos

Acabou a pouco a final da Copa da UEFA, futura Copa Europa. Na final entre o ucraniano Shakhtar Donetsk e ao alemão Werder Bremem o titulo ficou com o time do leste europeu.

A partida foi marcada por planos de jogo totalmente diferentes, enquanto o time ucraniano buscou a todo o momento o ataque, o time alemão preferiu concentrar seus esforços na marcação e poucas vezes conseguiu chegar ao gol do adversário, nos contra-ataques que conseguia construir quando recuperava a bola.

Na primeira etapa o jogo terminou em igualdade em 1x1, gols dos brasileiros Luiz Adriano para o Shakhtar e Naldo para o Bremem. Na volta para o segundo tempo, o time do leste europeu continuou a dominar a partida e tentava envolver o time alemão, porém sem muito sucesso nas conclusões.

Já na prorrogação o time de Donetsk partiu para cima e conseguiu aos oitos minutos do tempo extra marcar o gol que lhe dava a vantagem.Mais uma vez um gol de brasileiros, dessa vez Jadson,ex-Atlético - PR, após conseguir a vantagem no placar o time ucraniano passou a administrar o jogo, até por causa do cansaço dos jogadores que correram o tempo todo.


No fim o titulo ficou com o time que buscou mais o jogo, que tentou criar oportunidade de vencê-lo. Foi um prêmio a quem de fato fez por merecer ser o meulhor da Europa, pelo menos na copa da UEFA.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Para que regulamento?

Saiu em matéria do site Lance que a Conmembol sugeriu que fosse realizada uma única partida entre Chivas e São Paulo pelas oitavas de final da Taça libertadores da América. A partida seria disputada na capital paulista no dia 20 de março.

Porém o presidente do clube mexicano disse não aceitar a decisão da confederação sul-americana, e disse que se mantiver a intenção de uma única partida o Chivas deixa de participar da libertadores.

A mesma atitude foi tomada pelo outro representante mexicano na competição, o San Luis, que afirmou também deixar a competição se houver só uma partida, que seria disputado no Uruguai, contra o Nacional.

Concordo plenamente com os times do México. Primeiro que eles disputam uma competição que não leva a nada, já que se forem campeões não podem disputar o mundial por serem sediados em outro continente e segundo que a Conmembol deveria ao menos fazer cumprir o regulamento que ela mesmo faz ou criar formas para que se faça duas partidas para se apurar quem passa a próxima fase.

É numa dessas que o campeonato começa a cair no descrédito. Como atrair investidores se o campeonato não é levado a sério, como também não era levado a sério no Brasil e já melhorou um pouco com os pontos corridos e a queda de clubes de tradição.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Enfim..., CUCA

Quem diria, o jogo de ontem no maracanã teve um ingrediente a mais do que a disputa do titulo carioca. Estava em jogo também o titulo de pé-frio. De uma lado Cuca, atual técnico do Flamengo, e que estava presente nos dois vices campeonatos do Botafogo, 2007/2008 para o mesmo adversário da final de domingo.

Depois de um jogo que foi emocionante com placar de 2x2 e com direito a um penalti perdido pelo alvinegro no tempo normal. Na decisão por penaltis Juninho, capitão do Botafogo, foi decisivo ao perder uma das cobranças.

Alivio para Cuca que finalmente conseguiu uma conquista como técnico e ainda por cima perdeu a pecha de pé-frio que adquiriu nos últimos anos quando dirigiu o time alvinegro do Rio. Se por um lado perdeu a fama de ser o técnico do quase, a fama de chorão ainda persiste. Basta ver a coletiva de imprensa, um momento para ficar marcado.