sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pitacos do Brasileirão 2012


Neste sábado começa para valer a temporada 2012 do futebol brasileiro. A partir das 18:30h tem inicio o Brasileirão12 com a participação de 20 equipes. Apesar de ser a competição mais importante do calendário, ela começa sendo desvalorizada pelos próprios clubes. Apesar disso vou fazer uma análise do que espero de cada clube durante o campeonato.

Atlético-GO: Apesar de contar com um técnico que colecionou fracassos nos seus últimos trabalhos, é um time que tem feito campanhas consistentes nas duas edições que participou. Deve ficar no meio da tabela.

Atlético-MG: Brigou para não cair na edição do ano passado. O time deste ano não é muito melhor do que escapou do rebaixamento. Se não vierem reforços tem tudo para ficar novamente na parte debaixo da tabela lutando contra o rebaixamento.

Bahia: Tem um bom elenco este ano e está animado pela conquista do campeonato regional. Porém  deve ficar de novo do meio pra trás na tabela. Se não ficar esperto, vai brigar pelo rebaixamento.

Botafogo: Melhorou um pouco em relação ao time que disputou o último campeonato. Deve brigar por vaga na libertadores este ano. Se não sofrer o apagão do ano passado tem tudo para acabar o campeonato no bloco de cima.

Corinthians: Vai depender do que acontecer na libertadores. Tem um bom elenco e se resolver se dedicar ao campeonato, pode brigar entre os quatro primeiros novamente.

Coritiba: Tem um time consistente. Do mesmo nível do elenco do ano passado. Deve ficar na metade de cima da tabela e com sorte pode incomodar na disputa por um vaga na libertadores.

Cruzeiro: Chegaram Tinga e Wilian Magrão, mas o time continua fraco. No ano passado escapou do rebaixamento na última rodada e neste ano a tendência é que não tenha melhor sorte. Candidato à Série B em 2013.

Figueirense: Parece ter um time equilibrado e costuma fazer boas campanhas no Brasileirão. Deve ficar no meio da tabela. Não acredito que brigue contra o rebaixamento.

Flamengo: A mesma bagunça de sempre. Por isso, é impossível fazer uma previsão mais concreta sobre o time. Pode tanto brigar pelo título, como contra o rebaixamento. Acredito que deva ficar na “zona do limbo” no meio da tabela.

Fluminense: Do mesmo jeito do Corinthians, depende muito do que vai acontecer na libertadores. Se entrar focado e levar o campeonato a sério pode brigar pelo título.

Grêmio: Tem um time forte, mas não um elenco equilibrado. Se não acontecerem muitos desfalques por lesão ou cartão pode brigar por vaga na libertadores, com possibilidades de título.

Internacional: Tem um ótimo time no setor ofensivo. Já a defesa é fraca e não tem reservas a altura. Deve no máximo e com sorte brigar por vaga na libertadores.

Náutico: Time fraco. Deve ser um dos rebaixados.

Palmeiras: Tem um time titular razoável, mas o elenco é fraco. Tal qual ano passado deve terminar o campeonato no meio da tabela. Com risco de brigar contra o rebaixamento, se houver alguma crise.

Ponte Preta: Tem um time bem razoável. Dá pra lutar por uma vaga na Sul Americana. Pode ser que fique na metade de cima da tabela, mas sem brigar por libertadores.

Portuguesa: Vai fazer companhia ao Náutico. Sério risco de voltar para a Série B.

Santos: Tem Neymar não preciso falar mais nada. O time é bom. Mas idem aos times que disputam a libertadores depende muito do que acontecer na competição continental. Se estiver focado, tem tudo para brigar por título.

São Paulo: Tem um bom time e um elenco razoável. Apesar do clima de instabilidade entre diretoria e técnico, deve lutar com boas chances de chegar a libertadores.

Sport: Time razoável. Deve ficar na parte debaixo da tabela, mas não brigará contra o rebaixamento.

Vasco: Tem um elenco equilibrado e com boas opções do meio para frente. Se mantiver o ritmo tem tudo para repetir a campanha do ano passado. Mas também depende do que acontecer na competição continental.

sábado, 12 de maio de 2012

Vai começar o futebol em 2012


No começo do ano tinha a ideia de reativar este blog. Mas pensando a respeito, logo desisti, pois não achava interessante comentar a respeito das pré-temporadas estaduais que estavam começando e nem a respeito de placares, erros de juízes, falhas de goleiros e afins.

Até por que acredito que os nossos campeonatos regionais, do jeito que estão formatados, não tem muita valia. Só servem como geradores de crises ou para que times que não conseguem se destacar no cenário nacional consigam um título na temporada. Mesmo sendo esse de pouco ou nenhuma expressão.

Por isso, agora que finalmente vai começar para valer a temporada 2012 do futebol brasileiro, com o Brasileirão, decidi a partir da próxima semana, postar um comentário ao final de cada rodada.

Não pretendo ater meus comentários a erros de arbitragem, falhas de zagueiro ou daquele atacante ruim de bola de qualquer time que seja. Mas sim após cada rodada tentar identificar algum fato que possa ser debatido e, acrescentar alguma melhoria na prática do esporte número um do Brasil.

Sei que não será uma tarefa das mais fáceis conseguir identificar esse tipo de tema com o passar das rodadas. Acredito que na mídia em geral já existem mesas nem tão redondas assim e programas esportivos que se ocupam de discutir o que acontece dentro do campo e mantém suas audiências através de polêmicas que nada acrescentam.

Como o propósito deste blog não é a busca frenética por audiência e sim tentar contribuir para que o esporte mais praticado, acompanhado e debatido do país evolua para um nível profissional melhor, vou seguir por outro caminho.

Que “nossos” dirigentes entendam e passem a tratar o esporte bretão como um produto e ofereçam esse mesmo produto com o mínimo de qualidade possível. Assim voltando a lotar os estádios e a cultivar a paixão de novos torcedores.

Enfim, a partir da semana que vem serão no mínimo 38 postagens, uma por rodada e sempre no final do domingo ou no dia posterior ao fechamento da rodada (quando os jogos forem no meio de semana). Porém antes do inicio do campeonato farei um exercício de previsão e análise dos 20 times do campeonato. Mas isso é assunto para um próximo post.